sexta-feira, 14 de maio de 2010

A paz que o papa traz

O papa veio ao Porto fazer uma visita a quem quis ser visitado...e também a quem não quis ser visitado, mas, por uma razão ou outra lá teve de passar pela zona do papa.
É incrível como é que o país, supostamente em crise económica e tal...., reduz a produtividade e rendimento durante quase uma semana porque "sua iminência" vem visitar 3 sítios do país e mandar uns bitaites em português que o pessoal gosta de ouvir.
Não há aulas para muita gente, não há restaurantes abertos, função pública a menos de meio gás...um sossego que quase parece paz...

Nos aliados, a maioria da malta com o seu melhor fato de domingo, bandeirinha na mão a fazer publicidade ao correio da manhã, lenços do Bento XVI e acessórios do género às costas...
Preço dos lenços e t-shirts: aproximadamente 5€, depende do vendedor e do negociante.... No meio de tanta religião, de tanto "ajudar o próximo" e de solidariedade, andam uns mendigos, cegos, pernetas, entre outros, a pedir a esmola do costume, mas a sua tigela não ultrapassa os cinquenta cêntimos ou um euro...porquê??? Talvez porque o zé povinho manda muito mais pinta se vestir uma t-shirt do Bento XVI, andar com um lenço às costas, ou então comprar um guarda-chuva para abrigar dos aguaceiros enquanto olha para a rua vazia à espera que passe o ciclismo.....ou não, não é o ciclismo, é a marquise papal.

Por isso e por muito mais, Sr Papa, até fala bem e diz umas coisas interessantes, não me leve a mal, mas vá pregar para outra terra, porque aqui o povo precisa é de abrir os olhos para a real e trabalhar e de ter transportes públicos a funcionar.

Acredito mais na paz conquistada do que trazida.